Artigo do diretor: Férias escolares e o aprendizado

O mês de julho em nosso país é marcado pelas férias escolares. E as crianças e os adolescentes, compreensivamente, festejam este momento. Passado o primeiro semestre de estudos e provas, eles querem mesmo é ter mais tempo para eles, para nada fazer e também estar mais com os colegas, sem grandes preocupações. E este período é de extrema importância também sob a ótica pedagógica. Faz parte do processo de aprendizagem este desfocar dos estudos. A mente humana precisa destes respiros para poder voltar a ter a capacidade de receber novas informações.

Porém, gostaria de falar com os pais. É importante que seus filhos não larguem totalmente os livros e a rotina de aprendizado. Assim como os músculos para quem vai à academia, o cérebro também não pode ficar por longo tempo sem ser exercitado.

Uma dica importante é estimular as crianças e os adolescentes a encontrarem lazer e diversão também na leitura. Além de enriquecerem o vocabulário, eles também terão contato com novos aprendizados. Estimule-os a ler por prazer e não por obrigação. Esta é uma forma saudável de incentivar o desenvolvimento do hábito da leitura naturalmente. Escolha livros que sejam atrativos aos olhos e que contenham histórias de gêneros literários que mais chamem a atenção dos novos leitores.

Um jeito legal de conduzir, principalmente os pequenos, a se interessarem pela leitura é incluir nos passeios em locais como os shoppings, uma passada pelas livrarias. Lá, dê tempo para que a criança e o adolescente escolham o livro que mais lhes interessar, e para estimular ainda mais, leia com ele, pergunte o que achou da história e qual foi o seu personagem favorito. Isso irá fazer com que ele veja a leitura como um momento de convivência e lazer em família. Além do baixo custo, esta é uma excelente oportunidade para aprender se divertindo.

Os psicopedagogos nos ensinam que uma boa estratégia é apresentar aos filhos alguns livros sobre assuntos que eles já tenham alguma informação, ou que pareça com aquele filme ou desenho que adoram. E não desconsidere também incentivar a leitura de livros com personagens famosos ou que estejam fazendo sucesso por causa das adaptações cinematográficas. Isso fará com que a criança se conecte com a narrativa e aprenda muito mais com ela, além de se tornar prazerosa.

Não podemos nos esquecer ainda que as crianças copiam as ações de seus pais e são influenciadas em seu comportamento. Por isso, além do estímulo recebido no âmbito escolar, é essencial que os pais mostrem que a leitura está presente em casa também. É importante que os pais leiam para os filhos antes de dormir, mas uma boa dica é que leiam o mesmo livro que os filhos para que, ao fim da leitura, conversem sobre a história. Assim, valoriza-se o aprendizado adquirido e os interesses em comum são descobertos com maior interação.

Além da leitura, podemos ainda dar, como dica, ver filmes sobre fatos históricos, passear em museus (mesmo na pandemia, alguns lugares já estão abertos) e também uma boa conversa à mesa sobre assuntos que estimulem o pensamento e a curiosidade sobre o conhecimento.

As férias são uma excelente oportunidade para dar descanso ao cérebro, mas não é momento de atrofiar o conhecimento.

cartão bruno