Educação por princípios

Educação com base nos 7 princípios bíblicos que são aplicados diariamente na rotina da escola, desde o ensino infantil até o médio.

• 1. Aliança/União:

Mesmo sendo muitos, somos um corpo em Cristo e membros uns dos outros (Rm 12:5). Apesar de sermos diferentes, necessitamos uns dos outros e precisamos respeitar os nossos irmãos (1Pe 1:3-8). Nossos alunos aprendem em todo o tempo a importância da aliança e união. Mesmo nas atividades mais simples do colégio, eles estão sempre aprendendo como fazer e refazer esse princípio, quando por alguma circunstância tenham-no quebrado. Amigos que se respeitam, fazem as pazes, se ajudam. Nós investimos nesses valores para que nossas crianças sejam verdadeiros seres humanos!

• 2. Caráter:

O desejo de Deus é formar a imagem e a natureza de Jesus em nós, ou seja, formar o caráter de Cristo em nós (Gn 1:26). Muitos valores são ensinados através do caráter aos alunos do Severiano, com objetivo de formarmos adultos fortalecidos mental e emocionalmente, que sabem seu valor e também valorizar e respeitar o seu próximo.

• 3. Mordomia:

Administrar, guardar, cuidar aquilo que é deixado sob nossa responsabilidade (Gn 2:15). Toda a criação de Deus foi nos dada para administrar! É nosso dever cuidar e manter tudo de forma que não apenas nossa geração usufrua, mas também as próximas. Desde pequenos, nossos alunos aprendem a importância desse princípio!

• 4. Autogoverno:

É saber controlar nosso comportamento e atitudes em casa, com os pais e irmãos, na escola, na igreja, com os amigos, etc. Quando temos autogoverno, domínio próprio, somos capazes de cumprir as regras sem dificuldades, mesmo que não gostemos delas (Pv 25:28). A escola é um ambiente onde os alunos experimentam uma série de sentimentos e emoções diferentes num mesmo dia. O Severiano trabalha para que eles aprendam a se conhecer, se controlar e gerenciar tudo isso. Nós acreditamos que esse princípio aplicado agora, transformará nossos alunos em adultos equilibrados, seguros e conscientes!

• 5. Semear e colher:

Princípio da causa e efeito. Cada atitude nossa, palavra ou gesto, é uma semente, e de cada uma dessas sementes, vamos receber os frutos correspondentes (Gl 6:7b). Nossos alunos aprendem que tudo o que for semeado será colhido, como no projeto Horta na Escola, onde eles plantam, cultivam e colhem o fruto do seu trabalho. Também são ensinados a semear o bem e o amor, através de suas atitudes. No Severiano, todos são educados para amar!

• 6. Individualidade:

Apesar de sermos todos criados por Deus, somos diferentes e únicos para Ele. Precisamos aprender a conviver com os outros, respeitando essas diferenças (Rm 12:4-8). Cada um de nós foi criado por Deus de forma especial, com talentos e qualidades únicos, que precisam ser respeitados e valorizados. No Severiano, os alunos entendem que são amados e respeitados e são estimulados a amar e respeitar seus amigos, professores, pais e familiares!

• 7. Soberania:

Deus é fonte de todas as coisas e é soberano sobre tudo, sobre todos e sobre todas as coisas. Só Ele é onisciente, onipresente, onipotente e eterno (Ex. 15:18). Crendo e aplicando os princípios estabelecidos por Deus na educação de nossos alunos, confiamos que à semelhança de Cristo, eles crescem fortalecidos em espírito, cheios de sabedoria; e a graça de Deus sempre estará sobre eles (ref. Lucas 2:40).

educação e princípios
desenho educação