Aulas remotas X distrações. Dica de professor pra vencer essa batalha!

Prender a atenção das crianças em aulas remotas é um verdadeiro desafio, mas nós queremos te ajudar!

aula online
Boy studying in an online classroom through an e-learning course

Em tempos tão difíceis como o que estamos vivendo, precisamos pensar e prestar mais atenção em nossas crianças, tendo em vista que estando em casa em tempo integral, acabam absorvendo todas angústias, medos e sentimentos que os pais estejam transmitindo e isso reflete diretamente em nossas aulas.

Viemos de um ano em que sua maior parte foi de ensino remoto, com carga horária reduzida,onde se não houver um trabalho correto, interativo e atrativo pode ocasionar uma defasagem na educação das crianças.

Um ano de experiência, medos, inseguranças mas acima de tudo aprendizado, onde professores se reinventaram, buscaram atender todas as necessidades de seus alunos individualmente mesmo distantes; pais, professores e alunos tiveram que aprender lidar com a saudade e o isolamento, contrário à socialização, que é um ponto fundamental para o aprendizado de nossas crianças.

Para passarmos por isso com mais leveza e confiança, seguem aqui algumas dicas para pais e professores, de como prender a atenção das crianças durante as aulas remotas.

É importante que mesmo com a carga horária reduzida, as crianças tenham uma rotina de estudo, para que entendam a organização dos horários, suas obrigações com os cuidados de materiais e tarefas diárias.

Muita paciência e compreensão com nossas crianças nesse momento tão delicado! Entender os sentimentos delas nessa ocasião é uma das tarefas mais importantes.

Promover durantes as aulas uma interação agradável, de forma que eles consigam rever os amigos, matar um pouco da saudade e que possam se sentir acolhidos no ambiente da sala virtual.

dia do circo

Contextualizar assuntos de disciplinas diferentes e trazer o cotidiano das crianças em pauta, conseguindo que elas se expressem e tornem a aula mais leve e atrativa.

teatro

Crie um ambiente agradável e adequado para as aulas. Separe tudo que precisar, livros, cadernos, atividades, etc. Lugares organizados, bem iluminados e sem ruídos externos evitam a distração e facilitam a compreensão do conteúdo.

aula remota

Seja interativo, utilize os recursos online, abuse de aulas expositivas, tudo que é atrativo prende a atenção, facilita a assimilação e deixa a aula menos cansativa. Metodologias ativas estimulam a motivação dos alunos.

interatividade em aula online

É importante lembrar que cada criança tem a sua individualidade e ela precisa ser trabalhada, independente da distância. Dependemos de um trabalho em equipe – escola, professor e família – para proporcionar o melhor para nossas crianças.

criança e sua individualidade

Contudo, apresentar um ensino de qualidade e atrativo vai além de nossa sala de aula. Depende da vontade e do comprometimento dos docentes para que haja inovação e disciplina nas aulas. E assim conseguir um trabalho com excelência, mesmo em aulas remotas!

Mariana Tisseu Forcino é professora do núcleo infantil, turma Pré 2, do Colégio Judá.