Artigo do diretor

A educação é uma forma de promover, fomentar e ampliar as potencialidades do bem. As escolas devem ir além de transmitir conteúdo.
Elas tem capacidade e, acredito, a missão de formar o caráter das novas gerações.

Por mais polêmico que possa parecer de bate-pronto, o método de ensino deve acolher, sim, os princípios básicos de convivência fraterna, mesmo que baseada em uma religião – que deve ser deixada clara aos pais no ato da matrícula. Principalmente as crianças devem ser estimuladas a pensar e a agir com respeito às diferenças, às escolhas, ao méritos e às dificuldades com os colegas.

Nos nossos muitos anos de lida com a educação vivenciamos diversas situações em que a transmissão de valores se fez mais importante que a do conteúdo. Uma pessoa que não aprende, desde pequena, que deve se guiar por uma ética rígida de comportamento social, poderá ser um péssimo profissional ou líder no futuro.

Mesmo que um dia a criança se transforme em um engenheiro, advogado ou político com grande capacidade técnica e intelectual, se não tiver uma base sólida de valores, se tornará pernicioso para a sociedade.

Fazer o bem deve ser uma disciplina essencial desde o berçário. Bem estimulados e orientados, os meninos e meninas que estudam em escolas que se preocupam com o caráter, têm grande potencial para se tornarem bênçãos em seus lares e ambientes de trabalho.

Serão profissionais e líderes que não irão para o caminho fácil da corrupção ou o de dar um jeitinho para se dar bem de alguma forma.

Lutemos para que o Brasil comece a colocar a bondade, a ética e o compromisso com o coletivo social como bases curriculares.

Bruno Raphael de Souza é diretor do Colégio Judá e escreve toda semana um artigo ligado a educação, publicado pelo jornal Folha da Região. Acompanhe e conheça os ideais do nosso diretor. Acompanhe-o em suas redes sociais: @brunoraphaelsouza