Artigo do diretor: O que a águia é?

A natureza sempre ensinou o homem. Tanto a filosofia oriental, quanto a ocidental, iniciou suas explorações teóricas e práticas a partir da flora e da fauna. Os animais e as plantas foram inspirações e fonte para o pensamento, a mitologia, as religiões chamadas pagãs e as artes. Até hoje o homem tem muito que aprender com ela.


Um dos exemplos de bichos que podem nos ensinar e inspirar é a águia, esta linda ave que vive na Ásia e na África e é a maior do planeta. Elas possuem pernas poderosas, garras fortes e grandes bicos em forma de gancho. Sua visão é cerca de cinco vezes melhor do que a visão humana. E por causa de sua capacidade de carga e agilidade de fuga e esquiva está no topo da cadeia alimentar.
Eu gosto destacar capacidade dela de estar no alto, pois me lembra a orientação de Deus, na Bíblia, para que o homem busque as coisas que são do alto e que ocupe sua mente com pensamentos nas coisas que são de cima, ao invés das coisas terrenas (Colossenses 3:1-2), orienta também a olhar para o alto, quando precisar de socorro (Salmos 121:1-2) e para buscar sua redenção (Lucas 21:28).


É um encorajamento a não desanimar, não olhar para baixo. Já percebeu, como temos a tendência a ficar cabisbaixos, olhar voltado para o chão quando algo não acontece como gostaríamos? Nossa postura corporal muda conforme nossas emoções e sentimentos e Deus não quer que fiquemos “para baixo”.
A águia é uma das aves que voa mais alto, seu voo pode chegar a 10.000 metros de altitude e atingir até 240 km/h. Ela pode medir mais de 1 metro de altura e a envergadura de suas asas chegar a 2,3 m.
Existem mais de 70 espécies de águia no planeta e 8 tipos no Brasil, dentre as brasileiras, a Harpia, considerada a mais poderosa águia do mundo.

Sua visão chega até a 5 km (para avistar alimento das alturas), na espécie Águia-dourada, daí a expressão “olhos de águia”. A águia é um pássaro que enfrenta a turbulência atmosférica, que vai ao encontro dela; ao contrário da andorinha que foge dela e desce para encontrar um lugar mais tranquilo.
E na vida temos que ter esta coragem de enfrentar as dificuldades, de ir além dos limites, em olhar acima do cotidiano e dos problemas. Se quisermos ser vitoriosos, na fé e na vida, temos que ser como a águia. Temos que sermos fortes, persistentes, resistentes e destemidos.


Dizem que a águia é solitária. É o jeito dela. Mas, nós, humanos, podemos ter suas boas características e ainda andar em parceria com a família e os melhores amigos. Juntos somos mais fortes, mas sem nunca perder a individualidade que nos exige vôos altos.

Envie sua mensagem

Olá, seja bem vindo.
Informe seu nome, telefone e o que deseja para iniciar.

Rematrícula 2021 - Fácil e Digital

Sempre prontos para atender você!

Escreva a sua mensagem. Responderemos o mais rápido possível.

Ligar
Rota