Artigo do diretor: A educação ambiental é fundamental

Na próxima terça-feira é o Dia da Árvore, comemorando o início da primavera. Esta é uma excelente oportunidade para que as escolas convidem os estudantes a pensarem sobre o meio ambiente e a responsabilidade de cada um na construção de um mundo melhor. Sou particularmente entusiasta do poder da educação como formadora de gerações mais bem preparadas para edificação de uma cidade e um país mais justos, ambientalmente equilibrados e menos violentos.

A educação sobre o meio ambiente, que deve ser levada mais a sério e promovido em eventos como o Dia da Árvore tem se mostrado eficaz como um instrumento permanente e modificador, visando melhorar a relação do homem com a natureza, promovendo reflexões acerca dos problemas ambientais e mostrando que a qualidade de vida e as futuras gerações dependem de um desenvolvimento sustentável.

Para isso, sem dúvida alguma, o espaço escolar se torna um local adequado para a aprendizagem e disseminação de conhecimentos sobre o meio ambiente, formando pessoas críticas e conscientes dos diversos problemas ambientais, capazes de cooperar com a preservação do mesmo.

Entre as ações que os educadores podem promover em sala de aula estão o incentivo ao consumo consciente de recursos como água e energia (colocando placas nos banheiros, bebedouros e salas de aula); ensino da importância da coleta seletiva e disponibilização de lixeiras recicláveis; promoção da redução do uso de plástico, dando preferência por produtos que agridam menos o meio ambiente; reaproveitamento de materiais com conscientização sobre o desperdício e até a implantação de uma horta coletiva.

Estou convencido, ainda, que nossas escolas devem promover debates sobre a crise ambiental, os biomas brasileiros, a importância dos diferentes ecossistemas para o funcionamento da vida na Terra e o impacto que certos hábitos podem causar não só ao meio ambiente, mas à vida das próprias crianças.

Uma ótima forma de adotar a educação ambiental nas escolas é através da realização de eventos para celebrar datas comemorativas como: Dia Mundial da Água, Dia da Árvore, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Mata Atlântica, etc. Outras ações como feiras de ciências e passeios extracurriculares à sítios arqueológicos e museus também podem auxiliar no engajamento das crianças com causas ambientais.

A educação, não podemos esquecer, é quem formata o ser humano e sua relação com o mundo. Portanto, que possamos aproveitar o Dia da Árvore para dar mais um passo nesta construção coletiva.

cartão bruno