Artigo do diretor: “A verdadeira celebridade”

No artigo da semana, o diretor Bruno Souza nos chama, mais uma vez, a uma importante reflexão: quem são as verdadeiras celebridades em nosso país? Confira, curta e compartilhe este tema!

O Brasil se uniu, nos últimos dias, para discutir visceralmente sobre a participação de uma cantora em um reality show de televisão. A moça se transformou em uma celebridade, para o bem e para o mal. Mas, gostaria de aproveitar este gancho, sobre fama e atenção pública, para falar sobre as verdadeiras celebridades de nosso país: os professores.

Eles, sim, merecem o reconhecimento público devido à superação em tempos de pandemia. Quero destacar como eles se superaram, desde o início da adoção dos meios de distanciamento social, para que o conhecimento continuasse de alguma maneira chegando até as crianças e jovens.

Os professores, vale destacar, se viram diante do desafio de modificar o seus planejamentos pedagógicos e encontrar alternativas para envolver, motivar e propiciar o desenvolvimento dos estudantes, mesmo que à distância.

Sabemos que a profissão de professor envolve muita relação interpessoal e acolhimento. E este foi o maior desafio e o grande mérito deles. Eles estão vencendo, com grande galhardia, a falta do olho no olho e das interações pessoais com os alunos, assim como entre os alunos e os colegas.

Hoje, quando nos aproximamos de um ano deste tempo de exceção, temos visto que os educadores ainda enfrentam o desafio de adequar aulas, materiais e atividades para o modelo híbrido. Muitas tecnologias estão sendo disponibilizadas neste momento de crise. É uma avalanche de informações, o que torna muito difícil encontrar a melhor solução para atender a essa necessidade não planejada de ensinar além dos muros da escola.

Proporcionar conteúdo relevante, bem dosado, com interação e uma rotina de produção para que os alunos participem de forma ativa das atividades, compartilhando ideias e dando devolutivas, pode assegurar maior interesse e compreensão dos conceitos abordados. Metodologias ativas, educação 5.0, autonomia do aluno, temas voltados para educação e amplamente discutidos em congressos, seminários, simpósios entre outros eventos, agora ganham destaque e é o momento para colocá-los em prática.

E como estamos vendo que as aulas continuam com qualidade e os alunos aprendendo, podemos concluir que nossos professores mais uma vez deram uma aula de profissionalismo e capacidade de resiliência. Por isso defendo que eles são a verdadeira celebridade do nosso país, e, porque não, do mundo todo?

Tenho a certeza de que os nossos educadores, passada a pandemia, serão profissionais mais preparados. Quando as aulas presenciais retornarem em sua totalidade, com certeza, estarão mais antenados às estratégias diferenciadas e ao novo. Isso vai proporcionar mais dinâmicas para aulas, engajamento dos alunos e, consequentemente, mais aprendizagem. Estamos prestes a vivenciar a decolagem da educação 5.0 no Brasil, definitivamente.

E em respeito aos nossos professores, quero pedir para que nossos leitores reflitam sobre esta necessária valorização deles. Ainda gostaria de acrescentar que a continuidade da aprendizagem, entretanto, não pode depender exclusivamente dos esforços individuais dos professores. É necessário engajamento de toda a rede de ensino e das unidades federativas para que o ensino seja garantido aos estudantes.

Aos nossos professores, as verdadeiras celebridades, nossos aplausos de reconhecimento.

cartão bruno
link bruno instagram