Artigo do diretor: “A verdadeira celebridade”

No artigo da semana, o diretor Bruno Souza nos chama, mais uma vez, a uma importante reflexão: quem são as verdadeiras celebridades em nosso país? Confira, curta e compartilhe este tema!

O Brasil se uniu, nos últimos dias, para discutir visceralmente sobre a participação de uma cantora em um reality show de televisão. A moça se transformou em uma celebridade, para o bem e para o mal. Mas, gostaria de aproveitar este gancho, sobre fama e atenção pública, para falar sobre as verdadeiras celebridades de nosso país: os professores.

Eles, sim, merecem o reconhecimento público devido à superação em tempos de pandemia. Quero destacar como eles se superaram, desde o início da adoção dos meios de distanciamento social, para que o conhecimento continuasse de alguma maneira chegando até as crianças e jovens.

Os professores, vale destacar, se viram diante do desafio de modificar o seus planejamentos pedagógicos e encontrar alternativas para envolver, motivar e propiciar o desenvolvimento dos estudantes, mesmo que à distância.

Sabemos que a profissão de professor envolve muita relação interpessoal e acolhimento. E este foi o maior desafio e o grande mérito deles. Eles estão vencendo, com grande galhardia, a falta do olho no olho e das interações pessoais com os alunos, assim como entre os alunos e os colegas.

Hoje, quando nos aproximamos de um ano deste tempo de exceção, temos visto que os educadores ainda enfrentam o desafio de adequar aulas, materiais e atividades para o modelo híbrido. Muitas tecnologias estão sendo disponibilizadas neste momento de crise. É uma avalanche de informações, o que torna muito difícil encontrar a melhor solução para atender a essa necessidade não planejada de ensinar além dos muros da escola.

Proporcionar conteúdo relevante, bem dosado, com interação e uma rotina de produção para que os alunos participem de forma ativa das atividades, compartilhando ideias e dando devolutivas, pode assegurar maior interesse e compreensão dos conceitos abordados. Metodologias ativas, educação 5.0, autonomia do aluno, temas voltados para educação e amplamente discutidos em congressos, seminários, simpósios entre outros eventos, agora ganham destaque e é o momento para colocá-los em prática.

E como estamos vendo que as aulas continuam com qualidade e os alunos aprendendo, podemos concluir que nossos professores mais uma vez deram uma aula de profissionalismo e capacidade de resiliência. Por isso defendo que eles são a verdadeira celebridade do nosso país, e, porque não, do mundo todo?

Tenho a certeza de que os nossos educadores, passada a pandemia, serão profissionais mais preparados. Quando as aulas presenciais retornarem em sua totalidade, com certeza, estarão mais antenados às estratégias diferenciadas e ao novo. Isso vai proporcionar mais dinâmicas para aulas, engajamento dos alunos e, consequentemente, mais aprendizagem. Estamos prestes a vivenciar a decolagem da educação 5.0 no Brasil, definitivamente.

E em respeito aos nossos professores, quero pedir para que nossos leitores reflitam sobre esta necessária valorização deles. Ainda gostaria de acrescentar que a continuidade da aprendizagem, entretanto, não pode depender exclusivamente dos esforços individuais dos professores. É necessário engajamento de toda a rede de ensino e das unidades federativas para que o ensino seja garantido aos estudantes.

Aos nossos professores, as verdadeiras celebridades, nossos aplausos de reconhecimento.

cartão bruno
link bruno instagram
link bruno facebook

Envie sua mensagem

Olá, seja bem vindo.
Informe seu nome, telefone e o que deseja para iniciar.

Rematrícula 2021 - Fácil e Digital

Sempre prontos para atender você!

Escreva a sua mensagem. Responderemos o mais rápido possível.

Ligar
Rota