A Importância do Conselho Fiscal Estudantil na Escola

Por Laura Mente Maria, aluna da 3ª série do Ensino Médio Severiano.

A escola é uma grande aliada na preparação de uma pessoa para a sociedade. Os colégios Judá e Severiano sempre buscam fazer com que os alunos lidem com situações comuns da vida adulta, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. No último dia dez, houve a eleição para o CFE, Conselho Fiscal Estudantil, e os estudantes tiveram contato com as chapas montadas e propostas que foram elaboradas.

O processo eleitoral para definição da chapa vencedora ao CFE – desde a formação de chapas até o resultado da eleição – é um período de extrema importância na escola, pois os alunos podem conversar e debater entre si a respeito das sugestões e expor novas ideias para a melhoria do ambiente escolar.

Após a eleição e com a chapa trabalhando efetivamente, é possível proporcionar aos alunos situações em que deverão lidar com cotidianos sociais e culturais – como eventos e debates – além dos que já são promovidos pela direção.

Através das eleições, a democratização da escola toma forma e isso acaba influenciando na maneira como os estudantes lidam com a cidadania e sua importância, pois desde cedo já é ensinada a relevância do voto e o modo pelo qual influencia a vida de todos.

Com o Conselho Fiscal Estudantil os alunos conseguem se organizar melhor ao apresentar novas ideias à direção da escola, pois eles deverão apresentar primeiramente aos responsáveis que estudarão a melhor forma de conversar com diretor e coordenadores, ocasionando a ampliação e organização da rede de comunicação aluno-direção.

Durante esse processo, é perceptível a união dos alunos e a mudança positiva no ambiente escolar. Com toda certeza, a chapa eleita realizará um trabalho de excelência em parceria com a direção!

aluna
Laura Mente Maria