A importância de ter uma rotina de estudos

A professora de Língua Portuguesa, Ana Paula, traz dicas valiosas para um estudo mais produtivo e prazeroso, de olho no futuro! Confira!

Há um ano estamos diante de uma dificuldade que acomete a todos, mas em especial aos alunos, sejam eles do pré ou do ensino universitário, todos estão lutando contra uma pandemia, tentando sobreviver entre máscaras e álcool em gel, ansiedade, medos e receios.

Em meio a todo esse caos, convido a todos a refletir como podemos como sociedade, que sofre em torno de uma pandemia, conduzir os nossos jovens a construir uma responsabilidade junto à educação, envolvendo pais e mestres em uma só causa: ajudá-los a superar, ter fé e confiança em seus estudos.

Muito dos nossos jovens estão desanimados, depressivos, pelo fato do atual momento, com o  distanciamento social que os impedem de estar com seus amigos e até mesmo com familiares, sem contar vidas perdidas entre entes queridos e amigos, que acabam refletindo nos estudos, atrapalhando seu desenvolvimento cognitivo, sua atenção e em muitos casos a autoestima.

Por isso, devemos estar próximos desses jovens, que possuem pela frente  um leque de oportunidades em suas futuras carreiras e, para que isso aconteça, é necessário que tenham disciplina, criando uma rotina diária entre suas matérias. O aluno não deve estudar somente aquilo que gosta, mas também ter o interesse por outras áreas, ter a curiosidade de expandir seu conhecimento.

Mas aí vem a pergunta: Como fazer isso em meio a uma pandemia onde todos estão vivendo seus conflitos internos?

A resposta de tal pergunta não é tão simples, mas o aluno precisa se apegar ao futuro e pensar que quando tudo isso acabar, ele estará à frente, pois houve um preparo para o caminho que precisará percorrer até o sucesso de sua profissão.

Ler bons livros o ajudará a conhecer novos mundos. Conhecer uma tabela periódica, por exemplo, pode lhe ensinar  que em quase tudo que se faz no dia a dia, existe química!

Ou até mesmo na física, matemática, língua portuguesa, tudo que está ao seu redor, envolve todas as profissões e por isso é tão importante que esse aluno se programe e crie uma rotina favorável aos estudos, como exemplo, dormir bem, fazer resumos do que foi dito durante as aulas ministradas pelo professor(a), fazer anotações, ter foco e acreditar que lá na frente ele terá toda a recompensa pelo seu esforço, pois  “a persistência é o melhor caminho do êxito.” Charles Chaplin.

Estudos apontam que para chegar nesse êxito é melhor ter qualidade do que quantidade. Isso porque a capacidade das pessoas de lembrar um conteúdo tem um limite definitivamente menor do que sua capacidade de estudo, segundo a Universidade Best Colleges  (USA).

garota estudando no computador

Segundo  o estudo,  estudar com materiais impressos, ou manuscritos podem ajudar fixar tudo em mente , porém a tecnologia pode auxiliar ainda mais com os queridinhos do momento “podcast” de matérias, onde o aluno pode ouvir através de um aplicativo de celular e estudar de forma ampla e coesiva. Uma forma de contextualizar a matéria durante uma revisão do conteúdo pode auxiliar na memorização.

É importante frisar que um plano diário de estudos envolvendo várias matérias, respeitando o corpo e criando uma disciplina em seu dia-a-dia, o levará a despertar o senso crítico, tornando-o um profissional excepcional no futuro!

Ana Paula da Silva Gonçalves – Professora de Língua Portuguesa
Colégio Judá.