Artigo do diretor: A educação e o meio ambiente

Um dia especial para falarmos sobre vida e educação. Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e eu gostaria de destacar o quanto uma boa formação das novas gerações é fundamental para que possamos construir um mundo mais equilibrado, mais limpo e melhor para se viver.

Desde os primeiros anos de escola, temos que ensinar que é preciso respeitar nosso planeta como se fosse a nossa casa. A nossa experiência em educação confirma que quanto mais cedo alguns valores são treinados e enaltecidos, maior é a chance de o futuro adulto reproduzir em sua vida as boas maneiras. E o cuidado com o meio ambiente não foge desta regra. Quando ensinamos que não se pode matar os animais, cortar as árvores, jogar lixo no chão e consumir mais do que o necessário, estamos edificando uma sociedade mais sensível ao tema.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 na Conferência de Estocolmo pela ONU (Organização das Nações Unidas), e a cada novo ano, desde então, o tema ganha mais e mais relevância.

Vejamos um fato interessante que ilustra bem isso: tanto entre os consumidores, quanto no próprio mercado, tem crescido significativamente o conceito de responsabilidade social das empresas, até mesmo a cobrança de um compromisso ambiental por parte dos empresários. Espera-se que todos, em todo tipo de negócio, tenham em seu cotidiano ética na realização de suas atividades produtivas e do compliance. A solução ou minimização dos problemas ambientais tem exigido uma nova atitude dos empresários, que devem passar a considerar o meio ambiente em todas as suas decisões.

Cobra-se hoje, com naturalidade, que as empresas apresentem planos concretos para redução das mudanças climáticas, maior compromisso com a vida na terra. Antes de se comprar desde um perfume até um carro, o consumidor de hoje tem analisado se a empresa e a fábrica estão comprometidas com o consumo e produção responsáveis.

As administrações públicas e as grandes instituições também têm sido impelidas a se comprometerem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O leitor pode perguntar sobre os resultados concretos desta nova realidade. Vamos a um exemplo recente, que foi a regulamentação do Saneamento Básico, aprovado pelo Congresso neste primeiro semestre, que preconiza extinguir todos os lixões até 2024. E apesar dos inúmeros questionamentos em relação às nossas florestas, temos 85% de florestas nativas e a exigência da Reserva Legal para as nossas propriedades rurais, sendo que nenhum outro país no mundo confere tal proteção às áreas verdes como nossa legislação exige.

Por tudo isso e também por estar vendo nossas escolas empenhadas em formar cidadãos mais conscientes, estou otimista em relação ao futuro do nosso planeta. Um bom Dia do Meio Ambiente para todos!

cartão bruno

Envie sua mensagem

Olá, seja bem vindo.
Informe seu nome, telefone e o que deseja para iniciar.

Rematrícula 2021 - Fácil e Digital

Sempre prontos para atender você!

Escreva a sua mensagem. Responderemos o mais rápido possível.

Ligar
Rota