A árvore pegou fogo

Imaginemos uma árvore plantada com amor, zelo e é claro, com uma prospecção de futuro enorme. Todo dia regada e adubada, foi crescendo dando bons frutos, porém o mundo mudou, assim como se criam e se modificam coisas boas, coisas ruins também se atualizam, mudam o clima, o ambiente, o cotidiano. Nessas mudanças, sem previsão nenhuma, a árvore grande e forte pegou fogo! O regador e o adubo responsáveis pelo crescimento, fortalecimento e estabilidade da árvore já não são suficientes, eles não apagam o fogo. E agora?! Torna-se como obrigação a habilidade de se reinventar!


Esta breve história vem da análise de uma ilustração apresentada na última palestra da qual participei sobre educação. Rapidamente entendi e assimilei que a árvore é nossa querida instituição de ensino. Sim, nossa querida escola que, por muitos e muitos anos, aguamos e adubamos de uma forma e em um momento inesperado, a humanidade como um todo passou pelo fogo, passou por uma pandemia mundial, em que incerteza e o medo tomavam conta. Nós, educadores, não podíamos largar nossos postos, abandonar o ensino, não obstante, devíamos nos reinventar.


Se o regador e o adubo não eram suficientes, trocamos nossos giz e lousas por câmeras e teclados, aprendemos a transmitir à distância tudo aquilo que sabemos que nossos jovens não podem ficar sem, o conhecimento!


Hoje, entendo que o fogo ,ele sempre esteve ali, a pandemia foi um grande incêndio, mas tanto antes como depois passamos por alguns focos de fogo, e são nesses momentos os quais, não só nossa paixão pela profissão, como nossa capacidade profissional são colocados à prova.


É necessário atualização, mudança, pois o mundo não para, a cada dia uma nova descoberta, nossas gerações chegam cada vez mais e mais diferentes uma das outras, somos nós aqueles responsáveis por ensinar aos nossos jovens o bom uso das tecnologias, inovações que vem chegando.


Estaremos aqui, cada vez mais firmes e resilientes junto a nossa árvore, buscando cada vez alçar mais e mais alto, pois é por isso que vivemos.
Com amor e força à educação, escrevo tal reflexão.

aluna isabella crespi

Isabella Crespi
Gerente de Expansão e Inovação do Colégio Severiano Judá

Envie sua mensagem

Olá, seja bem vindo.
Informe seu nome, telefone e o que deseja para iniciar.

Rematrícula 2021 - Fácil e Digital

Sempre prontos para atender você!

Escreva a sua mensagem. Responderemos o mais rápido possível.

Ligar
Rota